sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Make parte 3 - PELE

Depois da pele preparada, limpa e com o primer adequado, vamos a make. Cada pessoa tem uma técnica para a make-pele mas eu uso essa.
*PRIMEIRO: CORRETIVO
Para corrigir os defeitinhos na pele ( olheiras, marcas, acnes) deve se tentar melhor o aspecto, e nunca esconder tudo. Tentar cobrir tudo vai deixar você com cara de “boneca de louça”, com 1 kg d massa corrida no carão. O ideal também é não tentar camuflar tudo de uma vez, é ir fazendo por camadas. Dá um efeito menos artificial e mais caprichado. O ideal é ir aplicando camadas finas do produto para ir cobrindo aos poucos, seja marca, espinha ou olheira, e esfumar bastante. Para makes mais elaboradas, você pode usar os corretivos coloridos, (já postei sobre eles antes) que pelo principio da inversão de cores cobrem melhor as imperfeições. Por cima dos corretivos coloridos aplicar uma nova camada do corretivo no tom exato da sua pele.Isso é muito importante porque um corretivo mais claro pode não cobrir pontos escuros, ou mesmo pode ocorrer o efeito “panda invertido”, a região do olho ficar mais clara do que o restante do rosto. Maaaaaaaaaas para o dia a dia não é nem pratico nem rápido usar tantos produtinhos, então uso só o corretivo normal, cor da pele.


Olha só que feio da Fernanda Vasconcelos!!! Essa fotinha já rolou mto ai pela net, todo mundo deve ter visto já!! Nós auto-maquiadoras não profissionais podemos sim cometer esses erros e ir melhorando, mas poxa nehhhhhhh vc Fernanda!!! Peloamordedeussssssssss, cadê seu espelinhooooo??!?! E seu maquiador hein, ta precisando de umas diquinhas .... rsrsrsrs Mas isso acontece bastante por ai, principalmente no verão que naturalmente nossa pele fica mais bronzeada, e os produtos que usamos não se adéquam a essa mudança. Uma boa dica é misturar um tonalizante em creme a sua base, mas cuidado para não escurecer demais.
APLICAÇÃO: O corretivo deve ser aplicado em camadas, para isso você poderá utilizar um pincel para corretivo, esponja ou mesmo os dedos (eu prefiro os dedos) e vá dando toquinhos na pele, leves batidinhas, sem arrastar ou espalhar demais. Se você não quiser usar a base poderá pular direto para o pó, o efeito será mais leve, fica ideal para makes para o dia ou mesmo quando não há muito tempo.

A esponja tipo queijo pode ser usada para aplicação de corretivo e base.
Espalha bem, e o formado acomoda melhor nos cantinhos.
Muito boa para esfumar o corretivo.
Paguei R$ 6,80.
Existem várias marcas, e vários preços de pinceis. Esse ai é da Pro Art, custa R$4,5. É bem útil, mas exige mais prática.
Esse outro pincel é pra base, otimo também para expalhar. E por ultimo esponjinhas pra base.


SEGUNDO: BASE
A base tem a função de uniformizar a pele, garantir um efeito mas liso e perfeito. Ela deve ser compatível com o seu tipo de pele, por isso primeiro é preciso conhece-la (normal, mista, oleosa). Existem no mercado incontáveis marcas, e formas disponíveis (líquida, cremosa, musse, spray, pancake ou duocake) e você deve escolher a que se adequar melhor a sua pele e que você tenha maior facilidade de aplicar. Outro fator mega importante é a escolha da cor, antes de comprar experimente bastante, aplique no rosto, e não no dorso do braço, afinal não é ai que você irá maquiar. Compare as cores e escolha.
APLICAÇÃO: A base também pode ser aplicada usando pincel, esponja (a mesma do corretivo, ou redonda) ou com os dedos (forma que mais me agrada rsrs).
Aplique a base apenas na região central do rosto, que precisa ser mais iluminada e apresenta mais imperfeições (manchas, cicatrizes, acnes), e vá espalhando, sempre no mesmo sentido, e para cima. Para um acabamento melhor use a esponja para esfumar a base, o aspecto fica mais natural e cobre totalmente o rosto. Aplique o mínimo possível, se necessário aplique uma nova camada. Cuidado para não arrastar o corretivo já aplicado, sobre ele dê leves batinhas, só para uniformizar o tom da pele. Cuidado também com a região do pescoço, aplique abaixo da linha do queixo, para evitar o efeito “máscara”.
*TERCEIRO: PÓ FACIAL
O pó é o ultimo item usado na make pele. Ele tem a função de segurar, de fixar os outros produtos que você já utilizou e também de dá um toque macio, aveludado e sequinho a pele. Existem muiiiiiiiiitas marcas disponíveis no mercado. Cada empresa “batiza” seus tons c/ um nome, mas são basicamente os mesmos. É importante usar um tom na cor da sua pele e espalhar bem.
APLICAÇÃO: O pó deve ser depositado na pele. Essa etapa exige bastante delicadeza e calma, vá aos poucos encostando o pincel no rosto, espere um pouco e com outro pincel mais fofinho esfume tudo. Dá um aspecto melhor e mais homogêneo.
Espero que tenham gostado, beijinhos!!!
Tirei as imagens do Google e do http://www.deusadabeleza.com

2 comentários:

  1. Muito boas as dicas, Danny. Eu preciso me livrar das esponjas e cmprar pincéis p corretivo, base e pó ;)
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Juh Souza brigada flor. Eu também to precisando d uns pinceizinhos, tenho uma mania feia de dedos hehehehe . bjus

    ResponderExcluir

Olá, obrigado por participar!!!
Opinem, deêm sugestões, palpites, tirem dúvidas...
Um Beijim